Projetos de Pesquisa


Linha 1 (ANÁLISE, PLANEJAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL)

ANÁLISE DA DIMENSÃO AMBIENTAL NA PRODUÇÃO DE CAFÉS ESPECIAIS DA CHAPADA DIAMANTINA, BAHIA: A INTERAÇÃO ENTRE OS SUBSISTEMAS ECONÔMICO E ECOLÓGICO EM MÉTODOS DE CULTIVO CONVENCIONAL E ORGÂNICO

Coordenador (a): Monica de Moura Pires

Analisar por meio da matriz de insumo-produto o sistema produtivo de café na região da Chapada Diamantina Bahia.

ATUAL CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE DA ESTRUTURA DO MERCADO DE CHOCOLATE DA REGIÃO SUL DA BAHIA

Coordenador (a): Monica de Moura Pires

O cenário recente é de crescente demanda mundial e nacional por chocolates com elevado teor de cacau, o que vem imputando transformações na organização do mercado cacaueiro no sul da Bahia. Para compreender essas mudanças o foco deste trabalho é caracterizar e analisar a produção de chocolate do sul da Bahia, buscando identificar a estrutura do mercado, a forma de produção, as estratégias de comercialização e os fatores relevantes para delinear o mercado de chocolate local, bem como o mercado destino do produto.

AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO DE AMOSTRAS DE GUARANÁ (Paullinia cupana) EMPREGANDO TÉCNICAS ESPECTROANALÍTICAS VISANDO INDICAÇÃO DE ORIGEM

Coordenador (a): Raildo Mota de Jesus

O guaraná (Paullinia cupana), um fruto originário da região Amazônica, que encontrou no Sul da Bahia condições favoráveis ao seu desenvolvimento. Assim, hoje, a Bahia é responsável pela maior parte da produção do guaraná brasileiro. Desse modo, dados de caracterização química do guaraná produzido em nosso Estado, bem como de informações que possam subsidiar manejos de correção da acidez do solo e de sua fertilidade, podem proporcionar maior produtividade a essa cultura. Assim, o presente projeto tem como objetivo desenvolver procedimentos e métodos analíticos visando a determinação da composição de sementes de guaraná produzidos na Bahia.

DESAFIOS E POTENCIALIDADES DA POLÍTICA DE PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS NO SUL DA BAHIA

Coordenador (a): Andrea da Silva Gomes

Objetiva-se compreender os desafios e oportunidades vivenciados pelos municípios no sul da Bahia para implementação de suas Políticas de Pagamento por Serviços Ambientais a fim de propor uma metodologia de compensação. Por meio de uma amostragem direcionada não probabilística serão realizadas entrevistas com coordenadores de projetos de PSA do sul da Bahia e especialistas das áreas de agroecossistemas, recursos hídricos, políticas públicas, conservação da biodiversidade e desenvolvimento regional.

ÍNDICE DA ATIVIDADE ECONÔMICA MUNICIPAL

Coordenador (a): Monica de Moura Pires

O projeto propõe implementar o cálculo do Índice de Atividade Econômica Municipal IAEM, para o estado da Bahia, abrangendo assim 417 municípios, avaliando a economia baiana em diferentes escalas de análise, em nível municipal, microrregional e mesorregional, além de identificar, mensalmente, a distribuição espacial das atividades econômicas nessas distintas regiões de análise.

INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE: UM ESTUDO APLICADO AO AMBIENTE PRODUTIVO DA REGIÃO SUL DA BAHIA

Coordenador (a): Andrea da Silva Gomes

O projeto objetiva analisar dois tipos de empresas: as que participam de um “jogo” de inovação chamado de JOIN e empresas similares que não participam. Analisa-se a sustentabilidade dessas empresas com base em questionários semiestruturados aplicados aos proprietários dessas empresas. Parte-se da hipótese de que as empresas que estão inseridas no jogo de inovação apresentam indicadores de sustentabilidade melhores em comparação as empresas similares que não participam.

REGIME TÉRMICO E HÍDRICO DE SOLOS DA MATA ATLÂNTICA DO SUL DA BAHIA, TRANCOSO, PORTO SEGURO, BAHIA

Coordenador (a): Roberto Ferreira Machado Michel

O objetivo deste estudo é realizar a caracterização do regime térmico e hídrico dos solos em diferentes fitofisionomias (floresta de vertente, floresta alta de tabuleiro, capoeira, igapó e mussununga). Estimar movimentação da água dentro do perfil de solo a partir de sensores de monitoramento contínuo e a resposta espectral da vegetação em diferentes teores de umidade do solo afim de avaliar a dinâmica pedoclimática regional.

RELAÇÃO ENTRE OS MORADORES RURAIS E A FAUNA DE MAMÍFEROS NO MOSAICO PROTEGIDO UNA-SERRA DAS LONTRAS, BAHIA, BRASIL

Coordenador (a): Alexandre Schiavetti

Identificar os mecanismos que influenciam ou promovem a conservação de recursos por populações humanas locais pode ser um instrumento de extrema importância no planejamento de ações para o manejo de espécies da fauna e para a conservação de áreas protegidas. O objetivo deste estudo é investigar a interação entre moradores rurais e espécies ameaçadas e dispersoras da fauna de mamíferos no mosaico protegido Una-Serra das Lontras no sul da Bahia, buscando identificar qual o nível de pressão antrópica que estas espécies estão sofrendo em áreas com diferentes estratégias de proteção legal.

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL EM COMUNIDADES TRADICIONAIS DAS RESEX MARINHAS DO ESTADO DA BAHIA – NORDESTE DO BRASIL

Coordenador (a): Monica de Moura Pires

Analisar as RESEX da Bahia a partir do conceito de sustentabilidade ambiental.

TERRANTAR REDE DE ESTUDOS AVANÇADOS EM SOLOS E PERMAFROST NA ANTÁRTICA E ALTA MONTANHA SULAMERICANA: MONITORAMENTO CLIMÁTICO, TELECONEXÕES E DINÂMICA DE CARBONO

Coordenador (a): Roberto Ferreira Machado Michel

A Criosfera é um subsistema terrestre que se caracteriza pela presença de água congelada (neve, gelo e permafrost), representando um papel vital nas mudanças ambientais atuais, por afetar de forma marcante, todos os demais sistemas terrestres. O objetivo geral do presente projeto é o aprofundamento e consolidação da Rede TERRANTAR de monitoramento de mudanças ambientais e climáticas na paisagem e permafrost da Antártica e região Andina, através de pesquisas voltadas à caracterização físico-­química detalhada de solos e permafrost, modelagem, monitoramento e mapeamento da camada ativa e do permafrost na Península Antártica, Ilhas da Antártica Marítima e Alta Montanha Andina, visando o estudo dos efeitos de mudanças climáticas na dinâmica do permafrost em toda a região.

VALORAÇÃO ECONÔMICA DOS RECURSOS NATURAIS EM ÁREAS PROTEGIDAS DO ESTADO DA BAHIA

Coordenador (a): Sofia Campiolo

O objetivo principal desse projeto é estimar o valor econômico de bens e serviços ambientais ofertados nas áreas protegidas do Estado da Bahia. As áreas são as unidades de conservação: Parque Estadual das Sete Passagens; Parque Estadual da Serra do Conduru; e o Mosaico Serra dos Montes Altos (Parque Estadual da Serra dos Montes Altos e a Reserva de Vida Silvestre Serra dos Montes Altos).

Linha 2 (TECNOLOGIA E QUALIDADE AMBIENTAL)

AVALIAÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS E PARA A SAÚDE EM ÁREAS DE INFLUÊNCIA DA MINERAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA

Coordenador (a): Fermin de La Caridad Garcia Velasco

A pesquisa está focalizada na compreensão dos mecanismos de transporte de metais tóxicos e radionuclídeos entre os diferentes compartimentos ambientais até o homem e a avaliação quantitativa e qualitativa dos riscos implícitos para saúde e meio ambiente. Para isso, serão mensurados dados experimentais de concentração de poluentes, em amostras ambientais. Serão desenvolvidos modelos físico-matemáticos e computacionais que considerem o transporte em meios porosos, águas superficiais e subterrâneas e em vegetais cultivados de consumo significativo no Brasil. Estes resultados deverão subsidiar e conduzir a uma proposta de metodologia de gestão de riscos para atividades agrícolas e de mineração na Bahia, incluindo a mineração de níquel, em Itagiba/BA, no recôncavo baiano, a Mineradora de Vanadio Menchen Maracás/BA e a mineração de Urânio URA-INB, em Caetité/BA.

AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS NO CICLO DE VIDA DE PRODUTOS AGROINDUSTRIAIS DAS REGIÕES SUDOESTE E SUL DO ESTADO DA BAHIA

Coordenador (a): Luciano Brito Rodrigues

Avaliar os impactos ambientais no ciclo de vida de produtos agroindustriais das Regiões Sudoeste e Sul do estado da Bahia. Neste contexto pretende-se realizar ACV desde a obtenção da matéria-prima, as etapas do processo de produção, a distribuição, o uso ou consumo, até a sua destinação final (fim de vida).

CICLAGEM DE CARBONO, NITROGÊNIO E FÓSFORO EM MICROBACIAS DE DIFERENTES BIOMAS NO NORDESTE BRASILEIRO: MATA ATLÂNTICA E CAATINGA

Coordenador (a): Daniela Mariano Lopes da Silva

Devido ao aumento da população e a expansão das explorações dos recursos naturais, áreas que não tenham passado por perturbações antrópicas estão cada dia mais escassas, portanto faz-se necessário compreender os padrões naturais da dinâmica dos nutrientes que são limitantes para o funcionamento dos ecossistemas, sendo realizados estudos em ambientes que não passaram por processos de degradação, sendo assim, este estudo tem como objetivo apresentar os padrões de carbono, nitrogênio e fósforo em ecossistemas aquáticos de diferentes biomas, fornecendo resultados sobre a dinâmica desses nutrientes em rios localizados em unidades de conservação ressaltando sua importância para a manutenção desses ecossistemas.

DECOMPOSIÇÃO DA MATÉRIA ORGÂNICA DE VEGETAÇÃO RIPÁRIA EM RIACHOS EM ÁREAS DE FLORESTA E SISTEMA CACAU-CABRUCA

Coordenador (a): Daniela Mariano Lopes da Silva

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE ADSORÇÃO MULTIELEMENTAR DE METAIS EM ÁGUA A ESCALA PILOTO USANDO ADSORVENTES LIGNOCELULÓSICOS

Coordenador (a): Francisco Heriberto Martinez Luzardo

A disponibilidade de água com boa qualidade para o consumo humano é um dos principais problemas da atualidade que precisa ser resolvido com urgência. A água é contaminada por diferentes poluentes, como os pesticidas e íons de metais tóxicos que causam sérios danos ao meio ambiente e à saúde humana. Este projeto tem o objetivo desenvolver um sistema de adsorção multielementar de metais em água a escala piloto utilização de fibras lignocelulósicas modificadas quimicamente por via hidrolítica, cumprindo os princípios da química verde.

DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DA BAIA DO PONTAL (ILHÉUS/BA): UMA AVALIAÇÃO DA ÁGUA, SEDIMENTO E PESCADO

Coordenador (a): Fabio Alan Carqueija Amorim

A região sul da Bahia tem como principais municípios Ilhéus e Itabuna, comportando cerca de 380 mil habitantes, e possui como principais rios o Cachoeira e o Almada, que são utilizados para abastecimento de água destes dois municípios. Estes rios recebem efluentes domésticos e industriais das cidades de Ilhéus e de Itabuna, com e sem tratamento prévio, sendo o destino final a Baia do Pontal em Ilhéus. Dentro desse contexto o objetivo deste estudo é realizar um diagnóstico ambiental da Baía do Pontal (Ilhéus/BA) através da avaliação espaço temporal dos macro e micro elementos metálicos dissolvidos na coluna d’água, no sedimento e no pescado, e dos nutrientes dissolvidos.

DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E TAMANHO DE AMOSTRA PARA O MONITORAMENTO DO ÁCARO-DAS-GEMAS-DO-CACAUEIRO

Coordenador (a): Juliana Stracieri

O ácaro-das-gemas-do-cacaueiro, Aceria reyesi (Prostigmata: Eriophyidae), causa perdas da produção nas lavouras de cacau (Theobroma cacao) na América do Sul, e tem se destacado como praga emergente no Brasil causando sintomas que podem levar a planta à morte. No entanto, não existe um sistema de tomada de decisão para o controle deste ácaro. Conhecer a distribuição de frequência de Aceria reyesi na cultura do cacau e determinar a amostragem precisa, de fácil entendimento e aplicação, são elementos importantes para o manejo deste acaro. Assim, o objetivo desse trabalho é determinar a unidade amostral, número de amostras que melhor representa a densidade populacional de A. reyesi e identificar e avaliar sua distribuição espacial.

ESPECIAÇÃO QUÍMICA E BIOMARCADORES: DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS ANALÍTICAS PARA DETERMINAÇÃO DE METAIS NA BIOTA COMESTÍVEL DA BAÍA DO PONTAL EM ILHÉUS, BAHIA

Coordenador (a): Raildo Mota de Jesus

Serão propostos procedimentos para determinação de espécies orgânicas e inorgânicas de metais e metalóides, levando-se em conta ocorrência destes no meio, visando avaliar mariscos e plantas de mangue quanto ao teor destas espécies e segurança alimentar. Para estudo de especiação será usada HPLC como técnica de separação e detecção a fluorescência atômica e espectrometria de massas com plasma indutivamente acoplado. Os métodos desenvolvidos serão aplicados para análises de mariscos (ostras, mexilhões e lambretas) peixes e plantas de mangue.

ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE MEMBRANAS POLIMÉRICAS ÍONS SELETIVAS FRENTE À REMOÇÃO DE FLUORETOS

Coordenador (a): Franco Dani Rico Amado

O aumento significativo da Fluorose Dentária entre jovens durante os anos de 2003 a 2010 nos mostra que as formas de combate ao consumo excessivo de fluoretos, frequentemente encontrados em aquíferos e principais agentes da doença, não estão sendo suficientes. Logo, faz-se necessário desenvolver tecnologias que produzam água potável a partir de recursos hídricos ricos fluoretos, baseando-se nessa ideia, a referida pesquisa utilizou a Eletrodiálise Reversa (EDR) associada às membranas poliméricas íons seletivas. E por meio da confecção de soluções de NaF (Fluoreto de Sódio) com diferentes concentrações de fluoretos, serão realizados experimentos em laboratório que demostrará o potencial de desfluoretação do sistema, e, durante os testes, também serão avaliadas variáveis como: corrente elétrica tensão e estabilidade no conjunto das membranas.

INVENTÁRIO DO CICLO DE VIDA DE BIOPRODUTOS ASSOCIADOS AO BIODIESEL DA PALMA AFRICANA “Elaeis guineensis”

Coordenador (a): José Adolfo de Almeida Neto

Este trabalho objetiva produzir um conjunto de dados de inventários do biodiesel de palma e demais bioprodutos associados (biodiesel de óleo de palma, glicerina, óleo de palma, óleo de palmiste e torta de palmiste), representativo das condições nacionais. Trata-se de uma pesquisa aplicada, descritiva e quantitativa, com de levantamento bibliográfico e documental e coleta de dados junto a empresas associadas à União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene, considerando os requisitos definidos pelas normas ISO 14040 e 14044 e o guia QualiData. Os conjuntos de dados dos bioprodutos estudados serão incorporados ao SICV Brasil, contribuindo para a melhoria da qualidade de estudos de ACV de biocombustíveis, inclusive no âmbito do programa RenovaBio, que prevê a inclusão de uma rota tecnológica para o biodiesel de palma.

INVENTÁRIO DO CICLO DE VIDA DE BIOPRODUTOS DA CADEIA DO BIODIESEL DE SEBO BOVINO NO BRASIL

Coordenador (a): Luciano Brito Rodrigues

Projeto aprovado na Chamada MCTI/CNPq Nº 40/2018 – Apoio à produção de inventários de Avaliação de Ciclo de Vida (Proc. 440167/2019-1). O projeto propõe elaborar o Inventário do Ciclo de Vida de bioprodutos da cadeia do Biodiesel de sebo bovino no Brasil.

Linha 3 (COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS)

EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DE TRILHAS INTERPRETATIVAS / ECOTURÍSTICAS NO PESC/URUÇUCA

Coordenador (a): Christiana Cabicieri Profice

Os parques florestais têm a função de promover a interação entre pessoas e natureza visando tanto a conservação ambiental como a educação ambiental. O Parque Estadual Serra do Conduru/PESC em Uruçuca é uma importante Unidade de Conservação do bioma Mata Atlântica. Conforme avaliação recente por parte dos gestores do PESC há a necessidade de requalificação das trilhas interpretativas/ecoturísticas para o incremento da visitação, bem como a criação de uma trilha específica para o público infanto-juvenil e com deficiências. Por meio de uma metodologia que envolve pesquisa documental, revisão de literatura, visitação aos demais parques (nacionais e estaduais) na Bahia, mapeamento e caracterização das trilhas pretende-se elaborar um plano de educação ambiental para o PESC.

GOVERNANÇA DO PARQUE DE LAS PAPAS, PROVÍNCIA DE CALCA, PERU: CONSERVAÇÃO GENÉTICA E CONHECIMENTO TRADICIONAL

Coordenador (a): Alexandre Schiavetti

Este projeto visa subsidiar a candidatura peruana ao título de Reserva genética y de Patrimônio da UNESCO para o Parque da Las Papas, província de Calca. Será realizado o levantamento do conhecimento tradicional aliado ao resgate das variedades de batata na região através da elaboração de uma linha do tempo das mudanças locais e a estrutura de governança da área protegida.

INFÂNCIAS EM COMUNIDADES TRADICIONAIS E EM ÁREAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL E EM CUBA? LIÇÕES PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Coordenador (a): Christiana Cabicieri Profice

Projeto em colaboração com a UNIRIO/RJ e a Universidad de Pinar Del Rio/CUBA. Tem como objetivo geral identificar, reunir e sistematizar o conhecimento produzido nas distintas áreas do conhecimento acerca das infâncias brasileiras e cubanas, especificamente aquelas tradicionais ou vivenciadas por comunidades que vivem em áreas de proteção ambiental, com foco na interação das crianças com os ambientes naturais e seus seres.

PERFIL ECOLÓGICO DE PRODUTOS E SERVIÇOS NO BRASIL: REALIDADE OU GREENWASHING

Coordenador (a): Romari Alejandra Martinez Montano

Esse projeto pretende, mediante pesquisa documental e de campo, obter uma visão do conceito de “greenwashing” em produtos e serviços oferecidos no Brasil.