Linhas de Pesquisa
Linha de pesquisa 1: Planejamento e Gestão Ambiental
Esta linha conta com a participação de cinco docentes, a saber: Andréa da Silva Gomes (Economista), Mônica de Moura Pires (Economista), Ronaldo Lima Gomes (Geólogo) e José Adolfo Neto (Engenheiro). As professoras Andrea Gomes e Mônica Pires investigam a interface entre economia, desenvolvimento rural e meio ambiente. Os professores Ronaldo Gomes (geólogo) e José Adolfo (engenheiro agrícola) estão envolvidos com estudos relacionados aos recursos naturais e meio ambiente, com foco nas atividades humanas que afetam a litosfera e a hidrosfera, incluindo análise, planejamento, avaliação e gestão ambiental.
Linha de Pesquisa 2: Sociedade, Natureza e Desenvolvimento
Esta linha é conduzida por seis docentes, incluindo os professores Alexandre Schiavetti (Ecólogo) e Sofia Campiolo (Agrônoma), dedicados à conservação de áreas protegidas e etnoconservação. As professoras Christiana Cabicieri (Psicóloga) e Romari Martinez (Bióloga) concentram seus estudos nas interações entre seres humanos e a natureza, explorando os efeitos restauradores da natureza e a educação ambiental não formal, com ênfase no aprimoramento de trilhas interpretativas e na percepção ambiental. Os professores Rodolfo Mariano da Silva (Biólogo) e Marciel Rodrigues (Biólogo) investigam a interface entre biodiversidade, recursos hídricos e impactos ambientais, com foco nas consequências das atividades humanas na hidrosfera e biosfera, incluindo análises e avaliações ambientais.
Linha de Pesquisa 3: Tecnologia e Qualidade Ambiental
Esta linha de pesquisa foca na análise aprofundada da interseção entre avanços tecnológicos e seu impacto no meio ambiente. O objetivo principal é compreender os efeitos, tanto positivos quanto negativos, das tecnologias emergentes no meio ambiente e desenvolver estratégias inovadoras para mitigar impactos adversos. Isso envolve a investigação do desenvolvimento, implementação e avaliação de tecnologias sustentáveis, além da análise crítica de seu papel na resolução dos desafios ambientais contemporâneos. A linha de pesquisa busca formar especialistas capazes de integrar eficazmente as tecnologias com práticas ambientalmente responsáveis, promovendo assim o desenvolvimento sustentável. Esta linha é composta por cinco docentes permanentes: Daniela Mariano Lopes da Silva (Bióloga), Fermin Velasco (Físico), Luciano Rodrigues (Engenheiro Mecânico), Raildo de Jesus (Agrônomo) e Fábio Alan Carqueija Amorim (Químico).