Projetos de Ensino/Extensão


SABERES EM SINTONIA: ETNOCIÊNCIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Coordenador: Alexandre Schiavetti

O Projeto de extensão “Saberes em sintonia: etnociência e educação ambiental” (PROEX-UESC) busca promover a etnociência como ferramenta para o combate ao racismo, valorizando e resgatando saberes tradicionais em didáticas educativas e projetos científicos. Assim, entendendo a educação e a ciência com ferramentas pedagógico-científicas de transformação social para o desenvolvimento humano e sustentável, a proposta tem como público-alvo a participação de estudantes e professores da rede de educação básica na região do baixo sul baiano , com ênfase na participação de crianças e adolescentes pretos e pardos.
Integrantes da UESC: Dr. Alexandre Schiavetti (Coordenador geral); Dra. Ilana Araujo- Santos/Pós-doc-PPGDMA – Dr. Fernando Enrique Grenno/ Pós-doc-PPGDMA (Coordenadores); Dra. Christiana Profice/PPGDMA (Equipe técnica).

 

CIDADE IMAGINADA… CIDADE POSSÍVEL…
Coordenador (a): Ronaldo Lima Gomes

O projeto “Cidade Imaginada… Cidade Possível” leva ao público externo exposições anuais de imagens retratando ambientes urbanos reais e, em paralelo, mostra as condições possíveis e melhores que este mesmo ambiente pode apresentar tomando como referência exclusivamente o trato e zelo que o cidadão tem para com sua cidade. Neste contexto, uma das ações deste projeto é o “Sandbox: simulando riscos geológicos urbanos e ensinando geomorfologia”.

A Sandbox foi criada pela Universidade da Califórnia (UC DAVIS), a qual permite que o usuário modele areia dentro de uma caixa, podendo criar diferentes tipos de relevo trabalhando com escala, curvas de nível, cores hipsométricas, fluxo d’água, geologia, geomorfologia, entre outras temáticas da Geografia. No contexto do presente projeto terá como principal objetivo demonstrar as diferentes formas de relevo e os riscos da ocupação inadequada dos espaços urbanos considerados como áreas de risco.

Espera-se que, ao entender a paisagem e conhecendo o ambiente natural no qual encontra-se inserido, seja despertada uma atitude preservacionista no jovem cidadão para com seu ambiente construído. Além disso, contribui-se no sentido de que esse futuro adulto busque, ao se apropriar do espaço, áreas adequadas de ocupação. Do exposto, esta ação contribui para o fortalecimento de ações de educação ambiental urbana.

 

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET SOLOS
Coordenador: Ana Maria Souza dos Santos Moreau

O presente projeto objetiva o fortalecimento do grupo PET Solos da UESC com o direcionamento das suas atividades de pesquisa, ensino e extensão para o período de 2014 a 2016, para a compartimentalização ambiental da Bacia do Rio Pardo pela sua diversidade geológica, geomorfológica, climática, pedológica e de vegetação, culminando com a confecção de monólitos de solos representativos do estado da Bahia que será utilizado como material didático nas oficinas da Ciência da Terra oferecidas pelo grupo e nas disciplinas de Pedologia e Geologia dos cursos de Agronomia e Geografia. Coordenador (a): Ana Maria Souza dos Santos