Rede Prodema

Professores e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Rede Prodema) – do qual faz parte a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) -, estiveram reunidos durante o XXVIII Seminário Internacional Integrador da Rede Prodema (Siirp), realizado entre os dias 11 e 13 de setembro, na Universidade Federal de Sergipe (UFS), no município de São Cristóvão, e decidiram lançar um documento visando o enfretamento da emergência climática no Brasil.

O evento teve como objetivo promover debates a partir dos projetos de pesquisa das dissertações e teses dos discentes de Mestrado e Doutorado da Rede, que abrange nove instituições de ensino superior da Região Nordeste: Uesc, UFPI, UFC, Ufma, Ufersa, UFRN, UFPB, UFPE e UFS.

Com o tema “Desafios e soluções para um futuro sustentável: Integrando a Agenda 2030 nas Ciências Ambientais”, o seminário promoveu discussões sobre nove eixos temáticos alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de painéis, palestras e apresentações culturais. Ao fim do evento, o professor José Adolfo de Almeida Neto, representante da Uesc na Rede Prodema, apresentou uma proposta de manifesto climático, convocando a comunidade acadêmica a se comprometer com nove proposições urgentes.

“Nas últimas semanas, as mídias têm destacado a gravidade de uma crescente sequência de eventos climáticos extremos no Brasil, como secas intensas e enchentes devastadoras, evidenciando o impacto acelerado das mudanças climáticas no país”, comenta a jornalista Karen Póvoas, mestranda na Uesc.

De acordo com o mais recente relatório do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), as projeções indicam que, até o fim deste século, as temperaturas no Brasil podem aumentar até 4°C, agravando crises hídricas, reduzindo a biodiversidade e ameaçando a segurança alimentar. O desmatamento contínuo na Amazônia e no Cerrado intensifica ainda mais esses riscos, desequilibrando ecossistemas e afetando a vida de milhões de pessoas.

A Carta Compromisso:

Manifesto Climático São Cristovão – Rede Prodema frente à Emergência Climática

Para: Instituições de Ensino Superior, Capes, CNPq, MEC, MCTI e sociedade civil

Nós, coordenadores, professores e estudantes das nove instituições de ensino superior que integram a Rede de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, reunidos no XXVIII Seminário Internacional Integrador da Rede Prodema, manifestamos nossa profunda preocupação com a emergência climática global, cujos efeitos têm sido cada vez mais frequentes e intensos, neste momento, especialmente em nosso país. Esse cenário evidencia a necessidade premente de ações coordenadas, sistêmicas e globais que estejam à altura do desafio. Diante dessa situação, declaramos ser imprescindível que a comunidade acadêmica se comprometa com as seguintes proposições:

1. Reconhecimento da Emergência climática e seus efeitos socioambientais
A ciência é inequívoca: o planeta está em uma rota de colapso climático, trazendo consequências devastadoras para todos os ecossistemas e populações humanas, sobretudo as mais vulneráveis. Eventos como secas extremas, cheias e inundações, elevação do nível do mar, perda acelerada de biodiversidade em ecossistemas terrestres e marinhos, além de desastres naturais estão se intensificando exponencialmente. O reconhecimento e a sensibilização da gravidade desse quadro são passos fundamentais para qualquer ação concreta.

2. Responsabilidade Social e Científica
Como uma rede integrante da comunidade acadêmica nordestina, temos o dever de atuar como agentes de transformação, por meio da pesquisa, do ensino e da extensão devemos fomentar soluções sustentáveis, inovadoras e inclusivas que promovam a adaptação e mitigação da emergência climática. Bem como, é crucial formar a sociedade para que compreenda, enfrente e responda a estes desafios com base na ciência, na ética e na responsabilidade coletiva.

3. Integração do Conhecimento Local e Global
As universidades ocupam uma posição estratégica na interseção entre o conhecimento científico moderno e os saberes oriundos dos povos e comunidades tradicionais. É urgente conhecer e reconhecer a relevância desses saberes na busca por soluções justas, colaborativas e eficazes no enfrentamento da crise climática, podendo traçar estratégias e caminhos que garantam uma chance na superação do maior desafio da história da humanidade.

4. Compromisso com a Sustentabilidade
Nos comprometemos a mobilizar nossos recursos e esforços para implementar políticas e práticas ambientais que respondam à crise climática nas instituições participantes da Rede Prodema. Isso inclui, entre outras ações, a criação de programas e projetos que promovam a redução e a compensação de emissões de gases de efeito estufa, a gestão responsável de recursos naturais e o fomento à economia circular. Adicionalmente, assumimos o compromisso de mensurar, reduzir e compensar as emissões geradas pelas atividades da Rede, como reuniões de coordenadores, aulas inaugurais e o Seminário Integrador.

5. Mobilização Urgente e Permanente
O momento de agir é agora. Este manifesto é tanto um compromisso, quanto um chamado à ação para uma mobilização contínua de todos os setores da sociedade – acadêmico, político, empresarial e civil. Enfatizamos a necessidade de articulação suprapartidária e interinstitucional, de caráter permanente, em prol do enfrentamento da emergência climática, com estratégias de comunicação visando engajar os diferentes atores sociais. A prioridade deverá ser a neutralização dos principais agentes causadores da crise, a redução das desigualdades socioeconômicas e a conservação dos ecossistemas terrestres e marinhos.

6. Apoio à Ciência Climática
Defendemos o aumento significativo nos investimentos em pesquisas voltadas para o conhecimento, a mitigação, a restauração, a adaptação à emergência climática. O conhecimento científico, associado ao saber tradicional, deve ser a base de todas as decisões políticas, econômicas e sociais. A Rede Prodema se compromete a continuar produzindo e divulgando ciência de excelência, com foco especial em pesquisas que ampliem o entendimento sobre o clima e ofereçam soluções práticas para superar o maior desafio desta e das futuras gerações, como preconizado nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Assinam este Manifesto Climático coordenadores, professores, estudantes e egressos das instituições que compõem a Rede Prodema, comprometidos a se engajarem de forma ativa e efetiva na comunicação e na luta contra os agentes e fatores causadores da emergência climática.

São Cristóvão, 13 de setembro de 2024.

Assine o manifesto aqui.